Fundação

fundação da Federação Paranaense de Karatê iniciou com a filiação do professor Aldo Lubes a Federação Paranaense de Pugilismo (entidade responsável pelas modalidades de luta na época, inclusive o karatê), em atendimento ao pedido do professor Juichi Sagara.

A filiação à Federação de Pugilismo foi inicialmente feita através do Dojô Kodokan – “Força e Persistência” do qual o prof. Aldo Lubes era o responsável. Quando da filiação em 1971, o prof. Aldo assumiu o departamento especial de Karatê da Federação Paranaense de Pugilismo.

 

Em 02 de setembro de 1972, foi realizado o 1º. Campeonato Paranaense de Karatê com o apoio do presidente da Federação de Pugilista Sr. Nereu Silva, contando com a participação das seguintes academias:

  • Maringá (Maringaense de karatê – prof. Aldenor Castro) – (falecido)
  • Londrina (Londrinense de karatê – prof. Norio Haritani) – (falecido)
  • Curitiba (Kodokan – Força e Persistência – prof. Aldo Lubes).

 

Neste 1º. Campeonato, realizado em Curitiba, estiveram presentes os professores:

  • Juichi Sagara (SP),
  • Yastaka Tanaka e
  • Sadamu Uriu (RJ).

 

A Federação Paranaense de Karatê foi oficializada pelo M.E.C. (Ministério da Educação e Cultura) em 14 de maio de 1984, registrando assim, a fundação oficial da entidade que data suas atividades desde 1972.

 

Em 11 de setembro de 1987, na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada a Confederação Brasileira de Karatê, reconhecida pelo M.E.C. através da portaria nº. 551/87. A Federação Paranaense de Karatê teve uma atuação marcante nessa fundação.